viernes, 11 de julio de 2014

Galería fotográfica del lanzamiento del cohete Angara-1.2PP

Fotografías Singulares

Imágenes de calidad del proceso de lanzamiento del cohete Angara-1.2PP que se llevó a cabo unos días atrás desde el Cosmódromo de Plesetsk en la Federación Rusa...


















Otras 34 fotografías en:









4 comentarios:

  1. Fracasso da Angara
    Depois de mais um cancelamento de lançamento do foguete russo Angara, que não conseguiu decolar no dia 27 de junho em frente do Presidente Russo, Vladimir Putin, e que ainda não estava pronto para o lançamento numa data de reserva, a mídia russa discuta as possíveis causas da falha crônica do projeto e da crise sistémica na indústria espacial russa.
    Segundo a Agência de notícias RIA Novosti, o adiamento do primeiro lançamento de teste do cosmódromo de Plesetsk foi causado pela detecção de vazamento de drenagem numa das válvulas.
    No dia 09 de julho deste, a imprensa russa relatou sobre o lançamento bem sucedido do veículo lançador Angara, mas de forma muito modesta, apenas nas algumas linhas, o que é muito estranho para um projeto tão importante.
    Então, surgin a questão se o lançamento deste foguete no dia 9 de julho foi bem sucedido?
    Efetuamos uma investigação jornalística, durante a qual fontes no Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (em Inglês - North American Aerospace Defense Command, NORAD), que é o sistema conjunto de defesa aeroespacial dos Estados Unidos e do Canadá, confirmaram a decolagem do veículo lançador Angara do sítio de lançamento. Entretanto, foi sublinhado que o vôo teve uma trajetória estranha. Além disso, o relatório de vídeo oficial do vôo é inesperadamente curto, menos de um minuto. O que realmente aconteceu lá?
    De acordo com uma fonte do Centro Espacial Khrunichev (Rússia), o lançamento do foguete Angara na verdade terminou em fracasso. A razão é que o segundo estágio do veículo lançador não conseguiu se separar. A nave espacial não atingiu a órbita planejada e fez um vôo suborbital, o que é confirmado pelos registros oficiais do Comando das Tropas de Defesa Aeroespacial da Rússia. Em seguida, Angara caiu em um lugar não programado. Além disso, não há evidências de intenção de orientar o foguete em direção de polígono Kura na Península de Kamchatka, bem como não há provas que Angara caiu precisamente neste local. Vale dizer que uma nova geração de foguetes espaciais Angara está projetada para colocar uma vasta gama de veículos espaciais - satélites, naves espaciais, estações interplanetárias automáticas - justamente em órbitas terrestres.
    De acordo com informações da Estação de Defesa de Mísseis Balísticos (BMD) na Califórnia (EUA), a trajetória estranha do foguete russo levou especialistas a confusão, após o que o sistema de defesa antimísseis tem sido colocado em estado de alerta máximo. Segundo analistas, a separação dos estágios do veículo lançador provavelmente não foi cumprida devido a um problema no sistema de controle. Angara voou em uma trajetória balística e caiu em um lugar não programado. Cabe mencionar que avaliação dos especialistas americanos tem correlação com informações obtidas do Centro Espacial Khrunichev.
    Como relaton anteriormente mídia russa, o lançamento do foguete Angara foi feito sem nenhuma carga útil. Em realidade, havia uma carga útil - o segundo estágio!
    O foguete Angara que se considera ambientalmente amigável, foi sendo desenvolvido durante os últimos 20 anos, incluindo as despesas de Coréia do Sul. De acordo com a Agência Espacial Federal Russa, no total no projeto foi investido mais de US$ 5 bilhões. Qual é a causa de falhas constantes, tendo em considerasão que porque Angara não foi a primeira?

    O problema da Angara é a degradação de toda a indústria espacial, os especialistas dizem
    Representante do Instituto da Economia Mundial e de Relações Internacionais da Academia de Ciências da Rússia, o major-general Vladimir Dvorkin, dice sobre os problemas sistêmicos da indústria espacial russa: "Em primeiro lugar, a indústria não tem controle eficaz da qualidade dos produtos fabricados, que existia anteriormente. Em segundo lugar, o nível de qualificação dos profissionais da indústria espacial está caindo continuamente. E, em terceiro lugar, o custo de fabricação dos produtos espaciais se aumenta por causa de corrupção. Infelizmente, trata-se de dezenas de pontos percentuais.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Acontece que essa maravilha da engenharia Angara não conseguiu a decolar. Agora estão dizendo que foi um "voo suborbital controlado." É legal. Por que no início não foi dito sobre o lançamento duma "maqueta suborbital"?

      Eliminar
  2. Hola

    Cada dos por tres hay un rumor sobre que tal o cual proyecto ruso va mal o falló o etc. La realidad es que en alguna ocasión esos rumores se convierten en hechos y en otras esos rumores no son ciertos.

    Las argumentaciones que se apoyan en fallos de calidad o en deterioro de los científicos de los programas y la falta de renovación se caen por su peso cuando hay multitud de programas que no dan ningún problema pero que no son noticia precisamente porque no fallan. De hecho, la excepción son los programas que fallan, pese a la idea que se suele presentar de un programa ruso calamitoso.

    Te pongo un ejemplo. La idea de que el programa de misiles balísticos rusos va mal viene de la mano de la serie de fallos que tuvo el SLBM Bulava pero cuando se critica a la industria rusa en relación a esto no se tiene en cuenta que el Topol M no falla o que el Yars no falla o que el RS-24 no falla o que el Iskander no falla o etc.

    Si el Angara no estuviese listo no se estaría dando el siguiente paso con el Angara 5 que está siendo preparado en Plesetsk. El paso previo es tener el Angara 1.2PP y como es sencillo de ver si esto no ha sido satisfactorio no se pasaría al siguiente escalón, el Angara 5.

    ResponderEliminar
  3. No sé de dónde mi compatriota sacó esa noticia, pero es falsa. Acompaño regularmente la página russianspaceweb.com, de Anatoly Zak, que es un gran especialista y tiene acceso a informaciones dentro de la agencia y las industrias espaciales rusas (y, por si alguien sospecha, también es bastante crítico del gobierno ruso), y allá él había informado mucho antes del lanzamiento que la primera prueba del Angara 1.2PP iba a ser sin carga útil y suborbital. Entonces no, no fue una excusa que inventaron para encubrir una supuesta falla. Le dejo la página, que sin lugar a dudas es la mejor sobre el sector espacial ruso en otro idioma que no el ruso:
    http://russianspaceweb.com/angara1pp.html

    ResponderEliminar